Share/Bookmark

Notícias | Primeiro transplante de língua e mandíbula é feito na Espanha

1 comment
Blog do Fanuel também informa você, de alguns fatos que acontecem no Brasil e no mundo...


"Primeiro transplante de língua e mandíbula é feito na Espanha"

Médicos espanhóis completaram na terça-feira, 18, o primeiro transplante de língua e mandíbula do mundo, anunciou nesta sexta-feira, 21, o cirurgião Pedro Cavadas.

O paciente de 43 anos, que perdeu a metade inferior do rosto durante o tratamento contra um tumor maligno há 11 anos, está se recuperando bem e pode receber alta em 10 dias, disse Cavadas em entrevista coletiva em Valencia.

O paciente, que não foi identificado, recebeu uma língua e uma mandíbula como parte de uma operação de transplante de rosto, a primeira realizada na Espanha."O paciente deve recuperar a capacidade de falar de forma inteligível, de engolir... Recuperar a sensibilidade na língua e no rosto", disse o cirurgião espanhol.

O transplante de terça-feira, o oitavo envolvendo um rosto desde que a cirurgia foi desenvolvida em 2005, foi particularmente complicada porque cirurgias anteriores tinham desativado veias, artérias e nervos normalmente conectados nessas operações, disse Cavadas.


"ONU tem acesso liberado para inspecionar futuro reator nuclear"

O Irã autorizou o acesso de inspetores nucleares da ONU a um reator em construção, depois de bloquear as visitas durante um ano, e permitiu que eles ampliem o monitoramento em outra instalação antes de um crucial relatório a respeito do programa atômico iraniano.

Diplomatas disseram que Teerã autorizou na semana passada a inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) no reator de água pesada de Arak, para comprovar seu caráter pacífico.

Os diplomatas disseram também que haverá mais monitoramento na usina de enriquecimento de urânio de Natanz. A AIEA deve apresentar na semana que vem seu novo relatório sobre o Irã.

Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha devem tentar convencer Rússia e China, numa reunião em 2 de setembro, a avaliarem uma quarta rodada de sanções ao Irã, e o novo relatório da AIEA serviria de base para essas discussões.

"Devemos saudar todos os esforços do Irã, porque temos pedido a eles que cooperem com a AIEA, e eles não têm feito isso", disse um diplomata europeu que pediu anonimato.

Essa fonte acrescentou que ainda não está claro se as concessões iranianas são em caráter excepcional.

Outro diplomata ocidental, também sob anonimato, questionou as intenções de Teerã. "Veja isso dentro do contexto. O Irã bloqueia durante um ano e então permite o acesso logo antes de a AIEA divulgar seu relatório."

O embaixador do Irã na AIEA, Ali Ashgar Soltanieh, não foi localizado para comentar. Ele teria dito no dia 18 que o Irã está pronto para negociar com o Ocidente a respeito do seu programa nuclear, mas depois negou ter feito tais comentários.

O Ocidente acusa o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, mas Teerã garante que suas atividades se destinam apenas à geração de eletricidade com fins pacíficos.


Se você tem algum testemunho de vida, alguma mensagem envie para nós!
nosso e-mail: gjfanuel@gmail.com

Abraço.Franciela Lima

1 comment

Unknown : 24 de agosto de 2009 às 11:59

Fran o blog pode ser acessado por este endereco:
www.fanuel.zt2.net

nao esquece de me mandar a senha

Postar um comentário

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 Grupo de Jovens Fanuel | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER